13 de jan. de 2012

Os sinais do Apocalipse - Parte II - A fome e a sede no Mundo.

 
- "... E haverá fome..." (Mt. 24, 7)
- "... E fome..." (Mc. 13, 8)
- "... fomes ..." (Lc. 21,11)
- "Quando abriu o terceiro selo, ouvi o terceiro animal clamar: "Vem!"
E vi aparecer um cavalo preto. Seu cavaleiro tinha uma balança na mão. Ouvi então como que uma voz clamar no meio dos quatro Animais: "Uma medida de trigo por um denário, e três medidas de cevada por um denário; mas não danifiques o azeite e o vinho." (Ap. 6, 5-6)
- " Quando abriu o quarto selo, ouvi a voz do quarto animal, que clamava: "vem!" E vi aparecer um cavalo esverdeado. Seu cavaleiro tinha por nome Morte; e a região dos mortos o seguia. Foi-lhe dado poder sobre a quarta parte da terra, para matar pela espada, pela fome, pela peste e pelas feras." (Ap. 6, 7-8)
   O flagelo da fome atinge 777 milhões de pessoas nos países em desenvolvimento, 27 milhões nos países em transição (na ex-União Soviética) e 11 milhões nos países desenvolvidos.
A subnutrição crónica, quando não conduz apenas à morte física, mas implica frequentemente uma mutilação grave, nomeadamente a falta de desenvolvimento das células cerebrais nos bebés, e cegueira por falta de vitamina A. Todos os anos, dezenas de milhões de mães gravemente subnutridas dão à luz dezenas de milhões de bebés igualmente ameaçados. (Junho de 2002).

Fome mata 25 mil por dia no mundo
O marasmo, outra forma de extrema desnutrição, causada pela deficiência de calorias na dieta alimentar da criança, ocorre geralmente nas primeiras semanas de vida. Caracteriza-se por emagrecimento, parada do crescimento longitudinal e extrema debilidade. A criança chega a ter o seu peso 60 % inferior ao normal.
Existem ainda os casos de desnutrição leve e moderada, chamados respectivamente de primeiro e segundo grau. Trazem, também, graves conseqüências à saúde e ao desenvolvimento do ser humano e minam a resistência orgânica, abrindo brechas para o estabelecimento de várias doenças.
 
 
> Centenas morrem diariamente de fome na Somália, diz ONU.
> Unicef: sem ajuda, 780 mil crianças morrerão de fome na Somália.
> Seca na África põe em risco 1 milhão de crianças.
> Metade dos municípios brasileiros sofrerá falta de água em 2015
> Seca na China pode afetar a safra de trigo.
> RS: cidades da zona rural têm perdas de R$ 3,6 mi com seca
> Rússia proíbe exportação de cereais até setembro de 2011
> Aquecimento global pode causar escassez de arroz, alerta FAO
> Inundações deixam mais de 4 milhões desabrigados no Paquistão.
> Fungo ameaça produção mundial de trigo.
> Rio Eufrates sofre há dois anos com seca e poderá desaparecer do Iraque.
> Fome, sede e escuridão castigam Faixa de Gaza.
> Fome vai atingir recorde de 1 bilhão de pessoas em 2009, diz FAO.
 

Nenhum comentário: